Em casa com Amélie-Margot Chevalier

Amélie-Margot Chevalier tem uma paixão por têxteis tecida no seu ADN. Conjuntamente com a sua irmã, esta especialista em tapeçarias antigas e contemporâneas é a quarta geração da sua família a guiar os destinos da famosa galeria Chevalier Parsua. No seu apartamento luminoso no 7º bairro em Paris é possível ver a sua paixão pelo universo dos têxteis, num ambiente ecléctico dominado pela mistura de estilos decorativos.

Nesta casa num edifício do século XVII, onde os seus pais viveram 25 anos, Amélie-Margot e o seu marido Charles-Wesley Hourdé conjugam os seus universos criativos e profissionais, onde a arte assume o papel principal. "O meu marido tem uma galeria de arte especializada em arte antiga de África e da Oceânia, e há dois anos abriu uma galeria chamada 31 Project, que se dedica à cena contemporânea africana. Como tal, a arte é algo inevitável nas nossas vidas. Somos ambos coleccionadores e caçadores de oportunidades, e trazemos muitas coisas das nossa viagens. África é um uma presença predominante na nossa decoração, como são os têxteis e claro, as tapeçarias. É um diálogo entre períodos, artistas e lugares. O nosso apartamento é muito colorido, com muitos azuis e amarelos, porque gosto particularmente dessas cores", revela a galerista.

Um dos pontos de maior interesse da casa é a generosa entrada, onde se pode encontrar um funcional módulo da USM. "Ao início, ter uma entrada tão grande incomodou-me um pouco, mas foi nesse momento que a USM se tornou uma revelação! Criámos um apelativo aparador USM que se estende em forma de L em frente à janela, formando uma grande secretária. Como tal, este espaço não é apenas uma entrada, tem um verdadeiro propósito. É um local verdadeiramente agradável com muita luz natural. Adoro esta secretária, onde posso ter todos os meus documentos acessíveis e arrumados nas várias gavetas. Também gosto da ideia de ter uma peça de mobiliário que posso reutilizar de outra forma caso mude de casa. Vejo-a como um investimento. Por exemplo, um dia poderemos reconfigurá-lo para o estúdio da minha filha!"