A serenidade da casa de Ben Ridley

Ben Ridley é um arquitecto que transformou uma casa do período eduardiano no seu refúgio urbano em Londres, um espaço onde design e sustentabilidade andam de mãos dadas. "Como arquitecto sempre quis construir uma casa de baixo consumo energético. Quando encontrei esta casa degrada em Londres, foi uma grande oportunidade. A minha foi mostrar o que se pode fazer numa casa tradicional do período eduardiano de 1907 para baixar significativamente baixar o consumo de energia e torná-la confortável e sustentável. Tentei seguir princípios passivos no processo: uma construção super isolada, vidros triplos e ventilação mecânica com recuperação de calor. Para a transformação utilizei materiais naturais como madeira e pedra local em vez de betão e aço. A pedra realmente ajuda a manter uma casa fresca num dia de verão. Isto prova que a sustentabilidade pode ser uma oportunidade e não um constrangimento."



A atmosfera acolhedora e minimal da casa foi criada com a utilização de materiais naturais e dando importância à luz natural. A paleta limitada de materiais e cores ajuda a criar um ambiente calmo, algo que o mobiliário também contribuiu. A aposta em peças de qualidade da Vitra segue a mesma lógica de durabilidade dos restantes elementos da casa, que foram desenhados para serem vividos e ganharem uma bonita patina com o passar do tempo.



"O mobiliário produzido com materiais naturais é acolhedor. Em casa gosto que as coisas sejam clean e minimais, como um espaço Zen, um abrigo calmo para se voltar ao fim de um dia agitado. Quando vejo a Astrid, a minha gata, sinto que estou em casa. É isso que procuro, entrar pela porta da frente e sentir-me relaxado. O minimalismo não é um fim em si próprio, só ganha vida através do conforto."