Gaetano Pesce (1939-2024)

Hoje recordamos o legado e vida de Gaetano Pesce, que nos deixou ontem aos 84 anos. Ao longo de seis décadas, o criador revolucionou os mundos da arte, design e arquitectura com a sua originalidade e ideias inovadoras. Adepto da experimentação e de cruzar várias disciplinas no seu trabalho, Gaetano explorou as fronteiras entre a indústria e a manualidade, encetando uma constante pesquisa na área dos materiais e da mensagem das suas criações. Isto é especialmente notório numa das suas criações mais reconhecíveis como a poltrona e repousa-pés UP5-6 da B&B Italia.

 

Em 1968, a inspiração para esta peça surgiu-lhe quando estava no chuveiro: "Tinha uma esponja na minha mão. Quando a pressionei, encolheu, e quando a libertei voltou ao seu volume original. Ocorreu-me uma ideia nesse momento. Poderia uma cadeira comportar-se da mesma forma?"

 

Após este momento de inspiração começou a experimentar no seu atelier com técnicas de embalamento em vácuo e com o material do momento, o poliuretano. Esta experiência daria origem ao modelo UP5-6, inicialmente vendido dentro de um envelope espalmado em vácuo, que depois de aberto se erguia até assumir a sua silhueta icónica. Mais importante do que a inovação técnica, a poltrona transmite uma mensagem. "É a imagem de um prisioneiro. As mulheres sofrem por causa dos preconceitos homens, a poltrona aborda esse problema."

 

Através das suas criações, Gaetano Pesce deixa uma herança conceptual única, que serve (e serviu) de inspiração a várias gerações de artistas, designers e arquitectos. O seu trajecto foi marcado por uma infinita curiosidade e vontade de explorar os limites da criatividade, algo único num mundo com tendência para a uniformização visual. Obrigado Gaetano!

TAGS: