Reinventar uma cozinha com a USM

A Wolfhouse, uma casa modernista construída em 1949 na cidade de Newburgh, Estados Unidos, é um excelente exemplo do trabalho do icónico arquitecto Philip Johnson com os seus espaços interiores abertos, amplas janelas com vista para a paisagem circundante e estrutura exterior linear forrada a madeira de cipreste. Recuperada por Jiminie Ha, directora de design gráfico do museu Guggenheim em Nova Iorque, e pelo criativo Jeremy Parker, a casa voltou a sua glória original com a remoção de todas as alterações efectuadas desde a sua construção.

↑ A cozinha depois da recuperação da casa

Um dos pontos altos neste meticuloso projecto de preservação foi a sustentabilidade, dando uma nova vida a peças de mobiliário e elementos arquitectónicos já utilizados. "Reconhecemos os efeitos nocivos da obsolescência programada. É da nossa responsabilidade enquanto designers liderar através da sustentabilidade inteligente no exercício da nossa profissão, não criando mais resíduos, mas trabalhando com o que já temos", refere Jiminie Ha.

↑ Antes

E foi exactamente isso que fizeram na cozinha, onde componentes usados do sistema Haller da USM deram forma ao móveis desta área da casa. "Acho que ninguém nunca tinha sugerido isto à USM anteriormente. Foi por isso que ficaram tão aliciados com a ideia". O resultado final reflecte bem a originalidade do plano e a versatilidade do sistema Haller, que permitiu criar longos balcões coloridos com muita arrumação.