Viver com Eames

Conhecida pelos seus papéis na televisão e cinema, Liane Forestieri é uma actriz alemã que vive em Munique com a sua família. Neste ambiente cheio de vida é possível encontrar alguns dos clássicos da Vitra como a poltrona Lounge Chair ou as cadeiras Eames, que se adaptam na perfeição a este edifício de época. "Quando nos mudámos para esta casa Arte Nova, fizemos muitas alterações, mas também mantivemos muitos dos elementos originais. Foquei-me nos interiores, algo que gosto particularmente. Sempre que estou num hotel, começo imediatamente a reorganizar o mobiliário. Adoro tecidos, tapetes, cortinados e plantas."

Esta sensibilidade da actriz é visível em todos os ambientes da casa, marcada por uma ecléctica selecção de mobiliário moderno e vintage, arte, vegetação e muita luz natural. "As coisas bonitas acalmam-me. Não existem regras, qualquer coisa serve, desde que goste dela!" Nesta casa de cinco pisos foram criados ambientes para todas as actividades familiares e individuais, como Forestieri explica: "Há muitos lugares para encontras paz e sossego, o que nos ajuda a dar-nos bem. Claro, os nossos filhos saltam no sofá, mas não há problema, vivemos numa casa e não num museu. Também gostamos muito de receber, para nós o foco são as pessoas e não os objectos".

Apesar disso, existem peças que ocupam um lugar especial na história desta família, em especial a Lounge Chair. "Temos duas Lounge Chair. O meu marido tem uma versão vintage no seu escritório em Berlim, que foi um presente da sua tia. Ela sabia que ele adorava este modelo desde a infância e um dia ofereceu-lhe esta magnífica surpresa. São histórias como esta que tornam o mobiliário valioso para mim, não o seu preço. Também comprámos uma Lounge Chair para esta casa, que foi de imediato adoptada pela minha filha. A Lounge Chair possui uma elegância especial, uma intemporalidade casual, fica bem em qualquer ambiente. Espero que algum dia os nossos filhos fiquem com algumas das nossas peças e continuem a sentar-se nas cadeiras em que nos sentámos. Conforta-me pensar que estes objectos serão passados para a próxima geração".

TAGS: