A B&B Italia celebra o 20º aniversário do Sofá Charles 13 de Abril de 2017, 17:24

 

O icónico sistema de assento projetado por Antonio Citterio em 1997, apresenta uma versão especial que oferece duas novas capas em laranja/vermelho e cinza/azul, cores com as quais Charles Eames se identificou nos anos 60. Uma peça de destaque no estilo de vida contemporâneo, Charles deve o seu imenso sucesso tanto à sua forma como à sua estética, bem como à investigação e à inovação que entraram no seu design: valores que fazem parte do ADN da B&B Italia.

As características que o tornaram num clássico contemporâneo são vastas: uma estrutura fina mas suficientemente forte, graças à estrutura de metal embutido em molduras de espuma de poliuretano frio, uma única almofada de assento, uma aparência leve acentuada pelo design essencial do "L invertido" - pé em chapa de alumínio moldada.  Assento alto, sistema modular, dezasseis elementos por tipo e vários tamanhos é o conceito por trás de Charles.

Os dezasseis elementos oferecem uma grande variedade de composições lineares e de canto, enquanto os elementos terminais e chaise longue criam composições de península possíveis para espaços abertos.

Vinte anos após do seu lançamento, Charles reafirma as suas qualidades de produto longseller e bestseller da empresa, sendo considerado nos dias de hoje um modelo de referência no mundo do design.

 

 

Antonio Citterio nasceu em Meda, em 1950. Inaugurou o seu escritório de design em 1972. Formou-se em arquitectura no Politécnico de Milão em 1975. Entre 1987 e 1996 trabalhou em associação com Terry Dwan na projeção de vários prédios na Europa e no Japão.    

Em 2000, com Patricia Viel, formaram um escritório multidisciplinar para arquitectura, design de interiores e design gráfico. No desenvolvimento de projetos complexos internacionais de  longo prazo, em todas as escalas e em sinergia com uma rede qualificada  de consultores especializados.   

Antonio Citterio está actualmente a trabalhar no sector do desenho industrial com empresas italianas e estrangeiras, tais como, B&B Italia, Flexform, Flos, Hermès, Kartell, Maxalto, Vitra, entre outras.  

Em 1987 e em 1995 Antonio Citterio recebeu o prémio Compasso d' Oro. Desde 2006 tem abraçado o papel de professor titular de Design na Università della Svizzera Italiana, na Academia de Arquitetura em Mendrisio.

Antonio Citterio foi galardoado com o título de "Royal Designer for Industry" pela Sociedade Real para a Promoção das Artes, Manufaturas e Comércio de Londres em 2008.

 

Capas laranja/vermelho

Capas cinza/azul

 


 fonte: bebitalia.com